Quantcast
Channel: DragTeam
Viewing all articles
Browse latest Browse all 20642

Euribor a seis meses cai pela sétima sessão consecutiva

$
0
0
A Euribor a seis meses foi a única entre as principais maturidades a cair e a renovar mínimos históricos na sessão desta terça-feira. No prazo de três meses voltou a subir depois de uma sessão de quedas.

A taxa interbancária a seis meses cedeu 0,1 pontos base para 0,341%, acumulando sete sessões de quedas. A Euribor nesta maturidade que constitui o indexante mais utilizado nos contratos de crédito à habitação em Portugal continua a alargar a distância à taxa de juro de referência da Zona Euro, fixada actualmente nos 0,75%.
No prazo de três meses a taxa Euribor somou 0,1 pontos base para 0,191%. Na última semana tinham-se já registado duas subidas consecutivas da taxa interbancária nesta maturidade.
As maturidades mais longas, nove e 12 meses mantiveram-se inalteradas, pela segunda sessão consecutiva, nos 0,456% e 0,574%, respectivamente. Comportamento semelhante verificou-se na Euribor a um mês que ficou inalterada nos 0,113%, também pela segunda sessão.
As Euribor são as taxas que os bancos cobram para se financiarem uns aos outros e as descidas dos últimos meses reflectem a política monetária expansionista do Banco Central Europeu (BCE). Em Dezembro de 2011 e em Fevereiro deste ano, a autoridade monetária comprou montantes ilimitados de dívida soberana aos bancos, reduzindo as suas necessidades de financiamento no mercado de dívida.
Além das medidas extraordinárias de cedência de liquidez, o BCE reduziu a taxa de juro de referência da Zona Euro para o mínimo histórico de 0,75% em Julho passado. Os analistas consultados pela agência Reuters prevêem um corte do preço do dinheiro para os próximos meses.

As taxas de juro de referência dos bancos centrais têm estado perto de mínimos históricos, um pouco por todo o mundo, mas especialmente nos países desenvolvidos. Depois da descida na Zona Euro, a Reserva Federal dos EUA prometeu manter as taxas de juro próximas de zero pelo menos até 2014.
jn

Viewing all articles
Browse latest Browse all 20642